fbpx

Workshop de Transmedia Storytelling

Workshop de Transmedia Storytelling

Transmedia Storytelling (narrativa transmídia) é a técnica por meio da qual uma narrativa específica é trabalhada de forma simultânea em diferentes plataformas, sendo que cada uma de suas frentes oferece um conteúdo exclusivo sobre a história principal. Com um uso cada vez mais intenso em estratégias de Marketing e Entretenimento para engajar e envolver os usuários/consumidores no universo narrativo, a prática tem sido cada vez mais o enfoque das empresas de comunicação nos dias atuais.

Tendo ajudado projetos e trabalhos de diversos ex-alunos e ministrado o curso em outras escolas e universidades como a ECA e Unicamp, já ministramos diversas turmas em São Paulo, Campinas e São José dos Campos, sempre com excelente aprovação dos ex-alunos.

Por que Transmídia é tão importante atualmente?

O uso do formato transmídia em franquias como Matrix, Lost, Piratas do Caribe, Harry Potter e, atualmente, The Walking Dead e Game of Thrones mostra como esse recurso envolve o público e garante um sucesso para o mundo do entretenimento. Atualmente, marcas como Coca-Cola, Mattel, Walt Disney e tantas outras estão dando seus primeiros passos para o transmídia e, com a evolução do mobile e dos recursos interativos em televisores e computadores, a tendência é que o transmídia se transforme em uma prática essencial para atrair público e garantir resultados. Abaixo, alguns links que mostram a importância do transmídia para a comunicação atual:

O uso do transmídia na educação gera atividades mais prazerosas e recompensadores para os alunos

Martha Gabriel explica a importância do Transmídia no marketing

Porque a academia está pesquisando sobre transmídia?

Objetivos:

  • Mostrar os principais conceitos sobre narrativa transmídia
  • Indicar desdobramentos conceituais para uma melhor embasamento sobre o formato transmídia
  • Apresentar estudos de casos na área de entretenimento e marketing
  • Mostrar caminhos para a aplicação prática dos conceitos aprendidos

Conteúdo programático:

  • Diferença entre multimídia, crossmedia e transmídia
  • Conceitos básicos sobre transmídia
  • Desdobramentos avançados em transmídia
  • Análise de casos bem sucedidos em entretenimento e marketing
  • Atividade prática em grupo para exercitar o que foi aprendido, com discussão de ideias
  • Conheça a bibliografia básica do curso aqui

Por que fazer o workshop deTransmedia Storytelling no Atlas Media Lab?

atlas_fotos_palestrantes-03

Fernando Collaço (esquerda) e Gabriel Ishida pesquisam sobre transmídia desde 2008 enquanto ainda estudavam na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), publicando artigos em sites como Midializado e participando de congressos e grupos de estudo. Ministram oficina sobre Transmedia Storytelling no evento FEIA da Unicamp desde 2011, com comprovado sucesso entre os alunos, além de já terem apresentado, representando o grupo Era Transmídia, dois painéis no evento Fórum Transmídia, o principal evento de transmídia da América Latina, sobre metodologias de análise de projetos transmídia.Também costumam ministrar oficinas sobre o tema em outras escolas, como a ECA-USP e oficinas culturais de São Paulo.

Fernando Collaço

Bacharel em Midialogia pela Unicamp e Mestre em Artes Visuais com enfoque em Minisséries e TV Experimental na mesma, atualmente trabalha como Gerente de Projetos na agência Lukso – Story and Strategy, onde atende exclusivamente a Heineken. Na área do audiovisual, possui experiência como roteirista, editor de vídeos e produtor. Pesquisa narrativas transmídia há quatro anos, colabora mensalmente com os blogs Midializado e Teleséries e é também pesquisador convidado do Grupo Era Transmídia da ESPM, tendo sido palestrante nas duas edições do Fórum Transmídia da ESPM/SP.

Gabriel Ishida

Bacharel em Midialogia pela Unicamp e especialista em Inteligência de Mercado pela Anhembi Morumbi, atualmente trabalha como analista em inteligência em mídias sociais na consultoria DP6, atendendo marcas como Coca-Cola Company, Itaú e Visa. É o criador do blog Midializado e colunista no Scup Ideas, abordando sempre sobre mídias sociais. Pesquisa narrativas transmídia desde 2008, produzindo conteúdo e pesquisas sobre o assunto, além de fazer parte do quadro de pesquisadores do grupo EraTransmídia da ESPM.


Depoimentos de quem já fez o workshop:

“Achei o workshop muito bom! Esclareceu o que é, as diferenças entre multi, cross e trans e apresentou cases ótimos, que podemos explorar após a aula” Sarah Tavares

“Eu adorei o Workshop de Transmedia do Atlas Media Lab primeiro porque, diferente da maioria dos workshops/cursos específicos que vejo, foi realizado num final de semana (muito mais fácil para pessoas que vêm de fora de São Paulo, como eu) e por um preço acessível. Segundo, porque é um tema muito relevante pra mim e que foi abordado de uma forma bem objetiva, clara e que vai me ajudar a desenvolver os meus projetos”  Tuani Carvalho
“Gostei do que foi falado e da característica de todos poderem complementar e interagir com os palestrantes, além de ser acessível e produtivo” Yuri Amaral
Confira aqui as fotos da primeira turma e da segunda turma em São Paulo.
O workshop recebe nota média 9 entre os ex-alunos e é um dos cursos mais pedidos pelo público. Abrimos turma também para o curso de Storytelling e oferecemos desconto de 20% na aquisição dos dois cursos.
——-
Workshop de  Transmedia Storytelling

Data: a definir para 2015

Palestrantes: Fernando Collaço e Gabriel Ishida

Local: Espaço Premium Paulista – Av. Paulista, 1439, conj 24 (em frente ao metrô Trianon-Masp)

Vagas: 25

Investimento: R$ 120,00 podendo ser parcelado no cartão ou pago no boleto.

Gostaria de saber quando haverá próxima turma? Mande email para atlasmedialab@gmail.com ou mensagem na nossa página no Facebook.

Comments

1 Recent Comments

Leave a Reply

New York City United State of America

BookLibrary Wordpress

Cambridge University NewYork

80.828247.89